Cursos gratuitos de marketing digital para começar do zero
666
post-template-default,single,single-post,postid-666,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
cursos gratuitos de marketing digital

Cursos gratuitos de marketing digital para começar do zero

Começar do zero nem sempre é tarefa fácil. Para quem está abrindo uma empresa e quer estar online ou quem já tem um negócio e percebe a necessidade de ter uma presença digital ativa, pode parecer mais assustador ainda se você não souber o caminho certo para chegar lá. Fazer cursos gratuitos de marketing digital é um bom começo.

Eu mesma iniciei no marketing digital de forma um pouco “empírica”. Fiz meu MBA em marketing em 2007, mas naquela época o meio digital era ainda muito restrito a banners de anúncios ou websites sem muito conteúdo.

Ao perceber que os clientes da minha empresa precisavam ter mais engajamento nas redes sociais e conteúdo educativo nos sites e blogs, fui pesquisando cursos e formações na área e participando de todos os eventos que tive a chance.

E assim fui criando meu conhecimento e me mantendo atualizada. Com o passar do tempo, muitos amigos, empresários e até profissionais de comunicação passaram a me procurar e pedir indicação de cursos online para começar a atuar ou ao menos entender melhor o universo do marketing digital.

Listo abaixo os cursos gratuitos de marketing digital que sempre indico e considero essenciais para quem quer começar. Para quem quiser se aprofundar ainda mais, sugiro também algumas certificações em Inbound Marketing, uma metodologia de marketing digital que trabalha a atração de pessoas para o site da sua empresa e a transformação dessas pessoas em leads para depois virarem clientes.

Introdução ao Marketing Digital – RD University

Com duas horas de duração, o curso foi idealizado pelos profissionais da Resultados Digitais, empresa que criou o RD Station, software brasileiro de automação de marketing e que hoje tem milhares de empresas como clientes no Brasil e em outros países.

Introdução ao Inbound Marketing – RD University

Também da Resultados Digitais, esse curso é curto (1h30 de duração), e dá um bom panorama do que é o Inbound para quem vai atuar na área.

Curso de Marketing de Conteúdo – Universidade Rock Content

A Rock Content é uma empresa que produz conteúdo sobre todo e qualquer assunto. Eles possuem pessoas no país inteiro escrevendo para eles. Inclusive, inicialmente esse curso foi criado para os colaboradores da Rock, e hoje faz parte dos quatro cursos gratuitos oferecidos pela plataforma.

Produção de conteúdo para a Web – Universidade Rock Content

Como um bom marketing de atração não funciona sem conteúdo, esse curso é ideal para quem não ter formação em comunicação, mas precisa saber escrever para seu público.

Certificação em Inbound Hubspot Academy

A Hubspot é pioneira em automação de marketing. A empresa foi criada em 2006 nos EUA e hoje é uma das maiores (se não a maior) plataforma do setor. O curso tem legendas em português e dá um ótimo panorama sobre o que é e para que serve o Inbound. Como é um curso americano, ajuda também a entender como a metodologia Inbound é aplicada no mercado internacional.

Sua empresa nas redes sociais – Sebrae

E como hoje em dia é impossível falar em marketing digital sem falar em redes sociais, sugiro ainda esse curso do Sebrae sobre o assunto, que ajuda a entender as características das redes, como planejar e como monitorar os resultados das postagens.

Esses seis cursos são o caminho inicial para o mundo do marketing digital com atração e resultados. A Universidade Rock Content oferece outros cursos gratuitos e a RD University tem ainda um curso de gerenciamento do RD Station, ideal para quem quer aprender a mexer na plataforma de automação. Já para quem domina a língua inglesa, a Hubspot Academy tem mais cursos gratuitos (sem legenda) e que valem a pena conferir.

E você, já fez algum desses citados acima ou tem outras sugestões de cursos online e gratuitos na área? Compartilha comigo para que esse post seja ainda mais completo e possa ajudar mais mulheres a ganharem voz na internet.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.