Estratégias de marketing digital alavancam negócios e ideias

Você certamente já ouviu falar de Luiza Helena Trajano, a poderosa empresária que levou a rede Magazine Luiza do Sudeste para todo o país. Considerada uma das principais empreendedoras do Brasil, ela também foi pioneira em vendas pela Internet, hoje comandadas pela simpática personagem Magalu.

A dona da Magazine Luiza é considerada um case em negócios digitais e tem estratégias de marketing que são consideradas exemplo pelo mercado. Investindo no que se chama “transformação digital”, Luiza abre este texto porque é um exemplo de empreendedora que soube utilizar o marketing no momento e do jeito certos.

Em tempos de redes sociais e novas interfaces para o diálogo e para a conexão com diferentes públicos, ser visto e ser lembrado é um daqueles imperativos essenciais para quem trabalha com serviços, vendas ou simplesmente quer criar e manter um canal de comunicação com uma determinada audiência. E isso não vale só para grandes negócios, como é o caso da Magazine Luiza, mas para todas nós, que apostamos na Internet como forma de vender produtos, serviços ou ideias.

Apesar de todo o conteúdo disponível online para transformar profissionais de todas as áreas em vendedores, em verdadeiros marqueteiros do seu próprio negócio, muitas vezes é preciso mais do que um conhecimento enciclopédico para ser visto, lembrado e para fazer a diferença. E para nós, mulheres, isso é ainda mais importante.

Já contamos aqui que são mais de 24 milhões de empreendedoras no Brasil e que isso nos obriga a pensar em estratégias para dar visibilidade a tudo que podemos oferecer. Como também já falamos neste mesmo texto, a assessoria de imprensa é um passo importante para dar voz às mulheres, mas a produção de conteúdo, com trabalho de inboud marketing e de social media, pode antecipar bons resultados.

Estas técnicas, importantes para o marketing digital, podem ajudar um negócio a ser encontrado com mais facilidade, torná-lo referência no mercado, definir melhor o público alvo, render bons resultados a serem analisados e transformar esses resultados em investimentos cautelosos e prudentes.

Mesmo com os benefícios, uma pesquisa do Google indicou, em 2018, que 98% das empresas brasileiras não bebiam deste copo tudo o que ele tem a oferecer. Em contrapartida, as que investem costumam ter resultados rápidos e satisfatórios, como indicam estes dados divulgados na revista Exame. As principais empresas de e-commerce chegaram a aumentar em 60,17% as vendas de um ano para o outro. Além disso, dentre as 70 organizações que mais se destacaram, as 20 geradas no espaço digital representam 54% dos resultados.

É claro que estes números não fazem diferença só para grandes empresas ou para o segmento de e-commerce: eles ilustram perfeitamente a importância de se pensar no mundo digital para consolidar seu nome, sua marca ou seu negócio.

Uma das ferramentas mais exploradas neste universo é o inboud marketing, que pensa em conteúdos de qualidade para serem exposto nos buscadores da Internet e, com isso, atrai visitantes e possíveis novos consumidores. As técnicas fazem sucesso. Segundo a revista Exame, empresas que publicam 13 conteúdos mensais recebem 4,2 vezes mais visitas em seus sites e blogs em relação às marcas que não publicam.

“Primeiro faça o necessário, depois faça o possível e, de repente, você vai perceber que pode fazer o impossível” – essa é uma das frases que Luiza Trajano já utilizou para falar sobre seu sucesso como empreendedora. Talvez por isso, hoje a Magalu seja quase tão famosa quanto ela: investir em marketing digital é necessário e possível, dois passos largos para se atingir o impossível.

No Comments

Post A Comment