O que é o Projeto Cora?
621
post-template-default,single,single-post,postid-621,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
projeto cora

O que é o Projeto Cora?

 

Criado pelas jornalistas e empresárias Clarissa Antunes e Rachel Sardinha, o Projeto Cora é um plano de comunicação e marketing voltado exclusivamente para mulheres.

A iniciativa visa dar voz e visibilidade na mídia a 500 empreendedoras e executivas do Brasil até 2023. Sem muito discurso, pretende colocar a “mão na massa” e fazer com que mais vozes femininas sejam escutadas, que mais mulheres sejam fontes de matérias e capas de revistas. 

CLIQUE AQUI E FAÇA PARTE!

Por que o Projeto Cora existe?

As mulheres representam 52% dos novos empreendedores no Brasil, mas isso não se reflete nos meios de comunicação. Para se ter uma ideia, entre 2017 e o primeiro semestre de 2018, das oito principais revistas de negócios e economia do país, nenhuma dedicou mais de 17% das capas e reportagens especiais para empresárias e executivas.

E essa situação não é exclusiva do Brasil. O jornal britânico Financial Times, por exemplo, detectou que somente 21% das fontes ouvidas para as suas reportagens eram mulheres. Para garantir mais vozes femininas ao jornal, a publicação aumentou a proporção de colunistas de opinião mulheres de 20% para 30% entre março e agosto deste ano. Já o New York Times contratou em 2017 uma editora de gênero para garantir tratamento correto às fontes mulheres e personagens femininas nas notícias apuradas pelo veículo.

Nesse cenário, o Projeto Cora busca alcançar uma relevância midiática para as mulheres que vá além das campanhas de Dia das Mães e Dia da Mulher. Afinal, se no nosso país há milhares de mulheres especialistas em diversas áreas, por que os homens ainda são os mais procurados para falar sobre tecnologia, ciência, empreendedorismo, negócios e tantos outros temas?

Como funciona o projeto?

O Projeto Cora oferece serviços de assessoria de imprensa e marketing para dar maior visibilidade às empresárias e empreendedoras e também aos negócios comandados por elas.

Para isso, o projeto conta com uma equipe de jornalistas capacitadas para propor pautas que fujam do óbvio, fortalecer a imagem da assessorada na mídia, estabelecer redes de divulgação com os veículos de comunicação, além de criar estratégias de marketing digital para construir autoridade e relevância na internet.

Quem pode fazer parte?

Empresárias, empreendedoras e outras profissionais que ocupam cargos de liderança em empresas, além de autônomas, consultoras, artistas, personalidades, etc. podem fazer parte do Projeto Cora.

Existem duas formas de participar da iniciativa. A primeira delas é contratando os serviços de assessoria de imprensa e/ou marketing digital, tornando-se uma cliente do Projeto Cora. A segunda maneira é sendo uma apoiadora por meio de patrocínio ao projeto, apoiando mulheres que não têm como investir nesses serviços, mas cujas trajetórias profissionais têm chance de ganhar visibilidade.

Para empresas que assinaram o documento da ONU de compromisso com a Agenda 2030, vale lembrar que o Projeto Cora está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, principalmente no que diz respeito à questão da igualdade de gênero e da redução das desigualdades.

Homens podem participar?

Os homens também podem participar patrocinando, apoiando ou contratando o Projeto Cora para dar voz às diretoras  e colaboradoras de suas empresas.

 

Quer saber mais sobre o Projeto Cora? Confira a reportagem que a Revista Versar faz com a gente.

 

CLIQUE AQUI E FAÇA PARTE!

No Comments

Post A Comment