
Amanda Reitenbach
Se tornou um dos nomes femininos mais fortes do mercado cervejeiro no país e no exterior. Registros que datam de 10 atrás, mostram a jovem cientistas como a única mulher em cursos cervejeiros em meio a grupos de 20 e 30 homens e hoje fazem parte parte de um acervo do qual ela exibe com orgulho, por serem evidências de um caminho trilhado com persistência e coragem. A área que por anos foi predominantemente masculina – fato que se refletia muito, nas propagandas de marcas de cervejas na TV – hoje tem uma panorama bastante diferente com presenças femininas de destaque, inclusive no mercado profissionalizante da área, do qual a Amanda faz parte.
Em 2010 ela criou o Science Of Beer Institute, escola itinerante, pioneira no ensino de cursos de especialização de temas variados do mundo cervejeiro.
Embora a paixão por cerveja tenha sempre existido, foi durante um estágio na faculdade, em uma cervejaria, que ela decidiu seguir a carreira como cientista cervejeira. Com mestrado pela UFSC e doutorado na Alemanha, ela virou referência no assunto. Além da direção do instituto, presta consultoria e organiza os maiores concursos de cervejas do país, como Concurso Brasileiro de Cervejas, dentro do Festival de mesmo nome, em Blumenau.
Amanda Reitenbach pode ser fonte em matérias sobre: cerveja, mercado cervejeiro, ciência e tecnologia cervejeira.