resoluções de fim de ano

Resolução de ano novo

Final de ano está aí e a primeira coisa que toda pessoa ou empresa faz são as resoluções para o ano seguinte, ou o planejamento anual. Chame como quiser, mas desde que o mundo é mundo, esta lista de coisas que queremos fazer no ano que vai chegar é sempre gigante e, normalmente, se repete ano após ano.

A grande pergunta é, por que não conseguimos cumprir essas promessas? Cada um tem a sua resposta. Porém, no geral o que acontece é que quando nos comprometemos com o sonho, esquecemos do processo até chegar nele. E esse caminho às vezes é longo, tortuoso, cheio de quedas e decepções. Por isso é tão difícil acordar todo dia às 5h com disposição para caminhar, resistir àquele brigadeiro, ou seja, permanecer fiel ao que você se propôs. E isso serve em todos os segmentos da vida.

Para sair desse ciclo de promessas vazias é preciso muita força de vontade, uma motivação que deve ser renovada diariamente, em pequenos atos e gestos. Não se muda do dia pra noite, é preciso repetição ou um forte impacto emocional para criar um hábito e, consequentemente, a mudança. Somente com autoconhecimento, sabendo quem você é, quais suas forças e fraquezas, o que te impulsiona pra frente e o que faz você ficar com o seu freio de mão puxado, é que você pode começar a ter clareza de por que é tão difícil conseguir o que tanto quer.

Bom, pra dar uma ajuda, vamos começar pela quantidade de promessas que estão nessa lista. Várias pesquisas e profissionais de desenvolvimento pessoal afirmam que se você tiver mais de três metas ou objetivos ao mesmo tempo, você não conseguirá dar foco em nenhum. Portanto, escolha os três mais importantes caminhos que você quer seguir e, quando torná-los uma realidade, aí você passa para os próximos três. E por aí vai.

Quando você definir essas três metas, você deve ser o mais claro possível, estipulando, inclusive, data para tal coisa acontecer. Por exemplo, quero começar a caminhar 3x por semana, das 7h às 8h, na Beira Mar até tal dia. Vale reforçar que um hábito leva 66 dias para passar a ser automático.

O que vai revolucionar a sua vida não é que você quer para o ano, mas o que você faz a cada dia que levanta. Conhecimento, prática e repetição. Esse é o caminho do sucesso. Maior clareza te leva a melhores escolhas e, consequentemente, a melhores resultados.

Nas organizações isso não é diferente. Quanto mais clara é a meta e o prazo, quanto mais informações forem compartilhadas, quanto mais estímulo impulsionando para o resultado, maiores a chances de sucesso.

Outra coisa que deve ser levada em consideração para a conquista das resoluções de ano novo é o propósito inabalável. É aquele porquê que te move pra frente, é aquele impulso que te faz levantar às 5h da manhã com toda a energia.

Mas, meu povo, tudo isso se constrói com clareza, conhecimento, auto responsabilidade e, principalmente, autodomínio. Sem isso, vamos continuar fazendo a mesma lista ano após ano e, pior, ela só vai aumentar.

Lembre-se: quando você dá um passo você já não está no mesmo lugar.

Leia também: Para nós, o impossível não existe