Saiba como usar o Linkedin a seu favor

Você tem conta no LinkedIn? Com que frequência ela é atualizada? O número de pessoas e empresas que usam a rede social para fazer conexões e interagir com profissionais de sua área de interesse cresce cada vez mais. 

Atualmente o LinkedIn tem mais de 562 milhões de usuários no mundo todo. Só no Brasil são mais de 45 milhões de pessoas que utilizam a rede social para fazer networking, anunciar e procurar vagas de emprego, além de buscar informações sobre marcas e mercado. 

Ao contrário do que algumas pessoas ainda pensam, o LinkedIn deixou (há muito tempo!) de ser usado somente para recrutamento e se tornou um espaço de troca de experiências profissionais, aprendizado e divulgação trabalhos.  E por isso, é um espaço estratégico para que empresas e profissionais ganhem mais visibilidade na internet.

Pensando nisso, listamos algumas dicas para você usar da melhor maneira o LinkedIn.

Mantenha seu perfil em dia

Alguns itens são importantes para ter um “perfil campeão”. A URL personalizada, utilização de palavras-chave, cargo SEMPRE atualizado, uma boa foto de perfil e uma foto de capa que acrescente informações fazem toda a diferença. 

Outro ponto relevante é o resumo. Evite descrições extensas: no máximo dois parágrafos citando o que você faz profissionalmente e suas conquistas. Escreva em primeira pessoa e use tom pessoal.

Faça conexões

As conexões também merecem destaque. Ao contrário do Facebook em que não costuma ser uma boa ideia adicionar quem você não conhece, no LinkedIn conexões com pessoas desconhecidas são essenciais – desde que tenham a ver com o seu mercado, profissão, ou que de alguma forma acrescente algo positivo para você. Não tenha medo de solicitar o contato de profissionais que atuam em ramos semelhantes ao seu. Sendo assim, lembre-se de incluir uma nota falando porquê você quer se conectar com essa pessoa.

Publique artigos

O LinkedIn oferece uma ferramenta de publicação de conteúdo que é muito interessante para os profissionais  que não possuem blog. Qualquer usuário pode criar um artigo no LinkedIn Pulse e compartilhar conteúdos. É como se você tivesse  uma espécie de blog atrelado ao seu perfil. 

Mas você deve estar se perguntando: sobre o que escrever?  Escreva sobre assuntos com os quais você tenha familiaridade, afinal você precisa dominar o assunto do qual está falando. Contar histórias também é sempre uma boa alternativa. Além disso, compartilhar sua trajetória profissional é uma boa possibilidade, pois traz engajamento, aproximações e desperta emoções.  

Veja alguns exemplo do que as clientes do Projeto Cora estão falando no LinkedIn. A Aline Flor, empresária e palestrante, escreve sobre cooperativismo e administração.  Quem também publica artigos no LinkedIn Pulse com frequência é a advogada Ana Cristina Ferro Blasi. Seus temas mais recorrentes são assuntos que envolvem o campo do direito e a representatividade das mulheres na política. 

A produção de conteúdo não precisa acontecer somente no Pulse. A Rachel Sardinha,  diretora da Vocali e co-idealizadora do Projeto Cora, por exemplo, usa o feed do LinkedIn para falar de suas percepções sobre eventos, palestras e cursos dos quais participa. 

Acompanhar pessoas influentes também é um requisito básico para manter seu perfil em dia. Fique de olho em usuários cujos artigos, vídeos e publicações geram diálogos engajados em sua área de atuação. Faça conexões e mostre seu ponto de vista em assuntos que estão sendo debatidos no momento.  É claro, utilizando sempre bons argumentos!

E não se  esqueça: os perfis que ganham mais evidência são aqueles que publicam artigos, compartilham notícias, participam de grupos de discussão ou interagem com páginas de empresas. 

Conclusão

O LinkedIn é uma rede que valoriza o conteúdo autoral e é um ótimo espaço para que você possa falar sobre o conhecimento adquirido ao longo de sua carreira e de suas experiências. Funciona como uma vitrine em que você pode mostrar o valor do seu trabalho.

Portanto, seja uma usuária ativa! Publique e compartilhe conteúdos relacionados à sua área. O canal é uma ferramenta importante e não pode ser desperdiçada em sua estratégia de marketing.  

Você pode aprender mais sobre o LinkedIn nos cursos que a própria rede social oferece. Um bom começo é fazer o curso Como criar um perfil no LinkedIn para ter sucesso empresarial.

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